Está encontrado o vencedor da Taça da Liga feminina. O Benfica conquistou, na tarde desta quarta-feira, a edição 2023/24 da competição, ao derrotar o rival Sporting, por 1-0.
Naquele que era o quarto dérbi entre os dois clubes da capital portuguesa, o Estádio do Restelo vestiu-se de gala em pleno Dia do Trabalhador para um jogo que teve bons momentos de parte a parte, sobretudo graças às duas guarda-redes.
Ainda que a primeira parte tenha terminado sem golos, a verdade é que quer Lena Pauels, quer Hanna Seabert protagonizaram boas defesas que levaram o nulo para o intervalo. As águias entraram melhor no encontro e visaram a baliza de Seabert com remates de Raysla. Mas as leoas foram equilibrando o dérbi com o passar do minutos e também ameaçaram as redes à guarda de Lena Pauels.
A segunda parte começou com o Sporting por cima no encontro. A guarda-redes do Benfica foi chamada a intervir em grande estilo num cabeceamento de Diana Silva, antes de Rita Fontemanha, aos 80 minutos, atirar contra a defesa contrária quando tinha uma grande possibilidade de marcar.
Já nos dez minutos finais, Filipa Patão foi à banco de suplentes à procura de opções para refrescar o ataque e foi nesta aposta que o Benfica venceu o encontro. Chandra Davidson estava há apenas dois minutos em campo quando marcou o golo da vitória.
Depois de uma perda de bola de Rita Fontemanha a meio-campo, Kika Nazareth serviu Andreia Faria. A avançada encontra Chandra a entrar na área que, depois de atirar para defesa de Seabert, conseguiu fazer a bola ultrapassar a linha de golo.
O Sporting ainda tentou ir em busca do golo que levasse a partida para prolongamento, mas a vitória acabou mesmo por cair para o lado do Benfica, que alcançou quarta Taça da Liga feminina do palmarés. As encarnadas tinham vencido em 2022/23, 2020/21 e 2019/20.
Já as leoas disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.